Ambientes RAD para Linux Linux


Índice


Introdução

Independentemente do fato do leitor ser um aficcionado por soluções Microsoft ou não, do ponto de vista puramente estratégico, software aberto é a melhor solução para um país do terceiro mundo. Usuários domésticos e pequenas empresas não têm como pagar por todos os programas necessários a um ambiente moderno com a renda média desses países.

Os gastos com software superam em muito os gastos com hardware. Como pirataria de software é crime, o domínio da tecnologia de software aberto passa a ser uma obrigação de todo profissional da área de informática.


RAD

Ambientes RAD (Rapid Application Development) / IDE (Integrated Development Environment) fornecem um conjunto integrado de ferramentas para construir aplicações. Tipicamente, oferecem compiladores, debuggers, testadores, editores de janela, construtores de interface e editores de texto. Tradicionalmente criados para plataforma Windows, e.g., Microsoft Visual Studio (C++, C#, Basic, .Net) ou Borland (Delphi, C++ Builder), estão aparecendo cada vez mais em Linux (Lazarus, Klix3, KDevelop e Gambas).


Lazarus

Lazarus é um RAD aberto para Linux/Windows bastante similar ao indefectível Delphi (Borland AppBuilder). Em Linux, pode ser encontrado no SourceForge, sendo necessários apenas três RPMs para a distribuição Fedora/CentOS: fpc (Free Pascal Compiler), fpcsrc (Fonte para recompilar o Free Pascal), e lazarus (RAD). Para Windows, é necessário apenas o arquivo Lazarus-win32, obtido no mesmo local.

O Lazarus está suportando também o GLScene, que é uma solução OpenGL para desenvolvimento gráfico. Em Windows, pode-se instalar uma versão do Lazarus já contendo o GLScene.

O Lazarus suporta os banco de dados MySQL (versão 4 ou 5), Interbase/Firebird (versão firebird-superserver-2.1), SQLite e PostgreSQL. Para o free pascal encontrar o mysql no Fedora, acrescente no arquivo /etc/fpc.cfg, na seção apropriada, mais um diretório de busca de bibliotecas:
# searchpath for libraries
#ifdef cpux86_64
-Fl/usr/lib64/mysql
#endif
#ifdef cpui386
-Fl/usr/lib/mysql
#endif

Não esqueça de baixar o rioclients e o tgif para assistir os videos com as aulas.

Projetos de Implementação


Kylix

Kylix é um produto multi-plataforma da Borland que roda em Linux e suporta C++ e Delphi. Além de ser pago, parece não ser mais mantido desde 2002. A última versão é o Kylix3.


Gambas

Gambas é um ambiente de desenvolvimento livre baseado em um interpretador Basic, similar ao Visual Basic. Para Fedora, já faz parte da distribuição: yum install gambas2.


KDevelop

KDevelop é uma IDE para o KDE, que suporta várias linguagens.